Olá! Estou aqui para poder te ajudar nesta jornada. Para que sua assinatura digital saia em seus e-mails enviados do programa outlook da Microsoft, você precisará realizar as seguintes configurações no seu outlook em sua máquina. Vamos lá! 😊
Pré requisitos da jornada de configuração:
- Certifique se o seu certificado digital está conectado corretamente em sua máquina;
- Certifique se de que o e-mail que deseja configurar a assinatura é o mesmo para qual o certificado foi emitido;
Confirmada as informações acima, vamos iniciar a 1ª configuração que tem que ocorrer em seu navegador Internet Explore.
- Acesse seu navegador Internet Explore;
- Clique no ícone ferramentas;
- Clique em opções da internet;
- Clique na aba conteúdo;
- Clique na opção certificados;
- Quando aparecer seu certificado na aba pessoal, dê um duplo clique;
- Quando aparecer a tela do certificado clique na aba detalhes;
- Clique em requerente caso editar o nome do requerente;
- Pronto concluímos o passo da configuração do Internet Explore. :)
Pronto chegamos a 2ª configuração que ocorre dentro do programa Outlook da Microsoft.
- Com seu Outlook aberto clique na opção Arquivo;
- Clique no menu lateral em Opções;
- Clique em Central de Confiabilidade;
- Clique em Segurança de e-mail;
- Selecione a opção "Adicionar assinatura digital a mensagem de saída";
- Clique no botão configurações;
- Clique no botão Escolher para verificar a configuração da assinatura;
- Certifique que esteja selecionada a opção "Enviar esses certificados com mensagens assinadas".
Agora vamos testar se toda a configuração foi realizada com sucesso:
- Para enviar uma um e-mail assinado, clique na aba opções;
- Verifique no conjunto de permissões o ícone Assinar;
- Digite o PIN do seu certificado digital;
Para verificar se a assinatura foi enviada com sucesso, no seu e-mail enviado terá o ícone de um certificado, clique neste simbolo e aparecerá a Assinatura Digital válida.