Precisa instalar o seu certificado digital modelo A1 em outro computador e não possui o arquivo de backup? Calma, temos como gerar esse arquivo a partir de um computador que já possua o seu certificado digital instalado.
É simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o navegador Google Chrome em sua máquina que está com o certificado digital modelo A1 já instalado;
- No canto superior direito, clique nos três pontos e em seguida em "Configurações";
- No campo de pesquisa, digite "certificado";
- Clique em "Segurança";
- Role a página até o final e então clique em "Gerenciar certificados";
- Selecione na lista o certificado que deseja realizar o backup;
- Clique em "Exportar..."
- Clique em "Avançar"
- Marque a caixa "Sim, exportar a chave privada"
- Clique em "Avançar"
- Personalize as opções conforme imagem abaixo e em seguida clique em "Avançar"
- Marque a caixa "Senha" e defina uma senha para o arquivo de backup
ATENÇÃO: Essa senha será utilizada na instalação do certificado a partir do arquivo - Após digitar e confirmar a senha, clique novamente em "Avançar"
- Clique em "Procurar..." para escolher um local onde o backup do certificado será salvo
- Digite um nome para o arquivo de backup;
- Clique em "Salvar" e em "Avançar";
- Clique em "Concluir"
Pronto! O seu backup do certificado digital foi gerado e o arquivo está salvo no caminho que você escolheu.
Agora basta enviar esse arquivo que foi gerado por e-mail (ou transferir para a máquina na qual será instalado o certificado digital A1). Na nova máquina basta executar o arquivo seguindo as instruções do instalador.
Lembre-se: esse passo a passo só funciona se for realizado em uma máquina que já possua o certificado digital A1 instalado. Se você formatou essa máquina e não possui o backup de segurança salvo, não será possível recuperar o seu certificado digital, certo?
Qualquer dúvida, chame um de nossos Especialistas pelo WhatsApp: (11) 94386-5014