A Serasa Experian realiza a validação de certificados digitais na modalidade videoconferência. Essa forma de validação garante maior facilidade e agilidade ao Cliente, que não precisa se deslocar até um posto de atendimento para obter o Certificado Digital.
Para fazer a validação por videoconferência alguns requisitos precisam ser atendidos:
- Ser certificado A1: O certificado precisa ser modelo A1 (arquivo instalado na máquina com validade de 1 ano). Os certificados modelo A3 (em cartão ou token) ainda não estão sendo emitidos pela Serasa Experian na modalidade de videoconferência;
- Ter biometria cadastrada: O representante legal que fará a validação precisar ter a biometria cadastrada na base da Serasa Experian. Para consultar se você possui a biometria cadastrada, acesse serasa.certificadodigital.com.br e inicie a compra de um certificado (pessoa física ou jurídica) modelo A1. Você será automaticamente direcionado a realizar a consulta do seu CPF em nossa base de biometria caso selecione a modalidade "videoconferência".
Após realizar a compra do seu certificado pelo site, escolha a opção de agendamento na modalidade "Videoconferência". Escolha o melhor dia e horário para fazer a validação do seu certificado totalmente online e pronto: agendamento concluído.
No dia da validação (dia do agendamento):
- Você irá receber no mesmo e-mail cadastrado na compra, com até 30 minutos de antecedência do horário do seu agendamento, um link para acessar a sala de reunião junto com um funcionário da Serasa Experian. Fique atento, pois esse link não será enviado ao finalizar a compra, mas sim 30 minutos antes do seu horário de agendamento, e sempre por e-mail.
- Para se conectar na sala de reunião você pode usar um computador/notebook (desde que tenha uma câmera e microfone habilitados), smartphone ou tablet. Sua conexão com a internet deve ter boa qualidade, para que o nosso funcionário possa te ver e ouvir com clareza. Caso a sua conexão caia ou apresente instabilidade, será necessário reagendar a validação;
- Ao se conectar na sala virtual, o funcionário Serasa irá solicitar alguns documentos e também irá confirmar alguns dados. Para facilitar, tenha em mãos os mesmos documentos anexados na compra do certificado. Tenha também um documento de identificação original (RG, CNH ou outros) e também o contrato social, caso seja um certificado de pessoa jurídica;
- Você irá precisar de um smartphone com iOS ou Android para instalar o aplicativo SpidX. Vamos utilizar esse aplicativo para coletar a sua biometria facial (foto da face) e também dos dedos (foto dos dedos). Para agilizar, acesse a loja oficial de aplicativos do seu smartphone e já realize a instalação do app;
- Durante a videoconferência você será orientado a cadastrar uma senha para realizar a instalação do seu certificado posteriormente. Guarde bem essa senha, pois não temos como recadastrá-la ou recuperá-la em caso de extravio.
Após a videoconferência:
- Seu certificado deverá ser instalado. Normalmente o funcionário Serasa lhe informará um horário a partir do qual a instalação poderá ser realizada. Para instalar você irá precisar de uma máquina com Windows, navegador Google Chrome, número do seu protocolo (começa com 1009 e você recebeu por e-mail) e senha de instalação cadastrada no momento da videoconferência. Quer acessar o passo a passo de instalação? Clique aqui.
- Pronto! Seu certificado foi validado, instalado e já está pronto para uso!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.